CARNE ARGENTINA: O MAPA DO BOI


 

Não é de hoje e todo mundo sabe que carne argentina é o que há, né? Mas tem gente que se confunde na hora de pedir um corte diferente e pra isso achei uma solução. Vou tentar explicar com a minha leiga sabedoria os principais cortes pra você comer feito um animal. Vale explicar que o carne aqui é mais gostosa porque os animais vem de cruzamento entre raças européia e são criados nos pampas, regiões super planas onde morros são inexistentes.

Ok, se acalma. El asado é típico argentino. Aliás pra começo de conversa o nosso churrasco não tem nada a ver com o deles. Primeiro: não tem maionese, não tem arroz e nem farofa. Mas tem Malbec pra dar e vender, salada de tomate e alface, e pão, muito pão. Chega de conversa fiada, vamos entender primeiros o principais cortes pra quando você chegar numa parrilla pedir direito:

Bifes: tradicionalíssimos. O bife de chorizo é sem osso e o corte é feito na área externa do ''lomo'' do animal que são meio que as costas. Com osso é chamado de bife angosto e é cortado na parte de trás, já o ancho é da parte da frente do boi-vaca ou uma versão nacional do contra filé.

Tira: são as costelas. Dizem que as primeiras são mais gostosas porque tem menos gordura, já as últimas são mais gordinhas.

Vacío: junto com as costelas são os mais populares e queridos dos argentinos. Essa carne tem bastante fibra e é bem molhadinha se servida ao ponto. 

Lomo: Uma das melhores partes na minha opinião, claro, é o filet mignon. A carne sempre é jugosa, como os argentinos dizem, é macia e tem um sabor diferentes das outras regiões do boi.

Matambre: é um corte bem regional que se faz entre o couro do animal e as costelas, fica um must se servido com chimichurri ou salsa criolla (molhos argentinos).

Asado: seria a parte mais durinha do animal. 

Colita de cuadril: sem osso e bem macia, ótima pra fazer na panela de pressão ou assada no forno. A tapa de cuadril também seria nossa picanha. 

Paleta: seria nossa carne de panela.

Bola de lomo: são as carnes que se usam para fazer milanesas (nosso bife a parmegiana).

Vamos explicar também que se você pedir ''chorizo'' vai vir uma linguiça, sim porque linguiça se chama chorizo, se você quer o bife de chorizo tem que pedir ''bife de chorizo'', entendeu?

E também vale dizer que se você quer chouriço tem que pedir por morcilla. Troca de palavras doida!

Fonte: 
http://www.buenosairesparachicas.com/