Comidas e sobremesas típicas da Argentina


 

Apesar do que alguns supõem, a gastronomia argentina é bastante variada e apresenta muitos pratos que valem a pena provar. Acontece que nem todos eles são tão conhecidos para os turistas brasileiros e, na maioria das vezes, quem visita Buenos Aires acaba não saindo dos mais tradicionais.

Agora, para fugir um pouco do convencional, completamos uma lista com outras comidas e sobremesas típicas da Argentina, para você incorporar no seu cardápio e assim poder desfrutar da culinária do país vizinho.

Choripan

Pode fazer parte do famoso asado ou não. Há centenas de barracas vendendo Choripan na cidade, e se você conseguir se esquecer da preocupação do colesterol durante alguns instantes, vai comprovar por que o infame sanduíche de linguiça é uma tentação tão difícil de resistir para a maioria dos mortais. E não abra mão do chimichurri, o outro vilão!

 

Tortilla de Papas

De origem espanhola, mas rapidamente adotada como própria pelos argentinos. A tortilla de papas é uma saborosa mistura frita de batatas, cebolas e ovo mexido, que também pode ter adicionados pimentão e chorizo colorado (linguiça vermelha).

 


 

Pasqualina

Ideal para aqueles que desejam uma refeição mais light e rápida. Trata-se na verdade de um pastelão feito no forno e recheado com acelga, ovos cozidos e outros temperos. 
 


 

Milanesa de Pollo

Não é tão popular quanto a Milanesa à Napolitana, mas é uma escolha mais saudável para quem prefere deixar de lado as carnes vermelhas. E a milanesa de pollo (frango à milanesa) não precisa ser acompanhada exclusivamente de batatas fritas, não… existem outras guarnições!
 


 

Matambre

O matambre é uma espécie de rocambole de carne: enrolado, recheado e bem temperado (conhecido na região sul do Brasil). Pode ser servido quente ou frio. Entrada de lei na ceia das festas de Natal e Réveillon, sempre combinada com uma boa salada de maionese.
 


 

Picada

A melhor desculpa para se reunir com os amigos e desfrutar de um aperitivo, uma cerveja bem gelada ou a bebida de sua preferência. Quais os ingredientes de uma respeitável picada? Uma grande quantidade de frios, queijos, salgadinhos, tira-gostos… e tudo o que sua imaginação e dieta possam permitir!
 


 

Flan com Dulce de Leche

A sobremesa omnipresente que nunca falha. O povo argentino gosta de doce, e apesar de ter uma variedade de possibilidades, quando se trata de pedir uma sobremesa o simpático flan com dulce de leche é uma opção segura.
 



Panquecas

Geralmente recheadas com doce de leite, mas também podem ser feitas a partir de maçã (e com um toque de rum, para dar um ar de sofisticação).
 


 

Queso y Dulce

Uma das sobremesas argentinas mais simples, econômicas e que ainda perdura ao longo do tempo. Equivalente ao Romeu e Julieta brasileiro, inclui Dulce de Batata (marrom glacé) ou Dulce de Membrillo (doce parecido com a goiabada).