Diferença entre o doce de leite argentino e o doce de leite brasileiro


Seja salgado ou doce, (quase) tudo combina com doce de leite, não é mesmo? Existem infinitas marcas e diversas receitas, mas o doce de leite argentino é um dos mais procurados, inclusive, pelos brasileiros.

 

Mas afinal, você sabe qual a diferença entre o doce de leite argentino e o brasileiro? Continue lendo a matéria e descubra!

 

Doce de leite nada mais é do que uma mistura de leite integral com açúcar. O bicarbonato ajuda a atingir a tonalidade desejada e traz cremosidade ao doce, evitando que o leite coagule.

 

Os argentinos, além de aumentarem a dose do bicarbonato que resulta em um doce mais cremoso, espesso e escuro, também adicionam essência de baunilha na mistura.

 

Em contrapartida, no Brasil, o doce é bem mais claro e cremoso. A proporção de bicarbonato é menor e, na maioria das vezes, não é acrescentado nenhum ingrediente.

 

Ficou com vontade? Então, confira uma receita de doce de leite argentino:

 

Ingredientes

 

- 2 litros de leite integral

- 500g de açúcar

- 6g de bicarbonato sódico

- 1 fava de baunilha

 

Modo de Preparo

 

Esquente o leite com o açúcar em fogo médio para que se dissolva. Quando começar a ferver acrescente o bicarbonato (o qual terá uma reação de efervescência) e mexa. Deixe essa mistura cozinhando durante três horas, aproximadamente, em fogo bem baixo. Mexa o tempo todo para que a mistura não grude no fundo da panela. A água que tem no leite irá evaporar, a mistura pegará cor e a espessura também mudará até o ponto desejado. A última hora é a mais delicada: faltando por volta de 10 minutos para chegar ao ponto desejado, coloque a fava de baunilha.

 

Fonte da receita: Gshow.com